
NonVerbal
Estudos Superiores de Sinergologia ®
Método Científico
A Sinergologia é uma disciplina de Interpretação do Não-Verbal
Cientificidade da Sinergologia
A Sinergologia quer-se aplicável à vida cotidiana. Foi com este propósito que ela nasceu. Deve ajudar os profissionais de todas as origens para tomar melhores decisões, porque eles vão basear-se em uma melhor compreensão do outro. Também deve permitir aos sinergólogos resolver as dificuldades para as quais são consultados. Mas isso só pode ser atingido se a abordagem do conhecimento da sinergologia corresponder à descrição da realidade.
O que é a Sinergologia, uma disciplina científica?
A natureza científica sa Sinergologia baseia-se no controle de informações que ela apresenta. Este controlo é feito em três fases;
1 - O método de recolha de dados
2 - A natureza das proposições feitas
3 - Como validar essas proposições
1. RECOLHA DE DADOS
O sinergólogo trabalha com um etograma em que todas as informações não-verbais são classificadas e listadas.
Um Etograma não-verbal, consiste em sucessivas classificações descritivas digitais relacionadas com a situação real ou informações de vídeo, nomeadamente, micro-reações faciais e movimentos corporais das sobrancelhas, olhos, pálpebras, boca, língua, lágrimas, posições axiais da cabeça, micro-reações sobre o corpo, micro-coceira de rosto, corpo, membros, articulações, movimentos das mãos e dedos. Também uma classificação dos gestos, por categorias e tipos de atitudes, gestos de fixação, cruzes de membros, gestos de mãos chamados laços de retroação secundários, posições sentadas em uma cadeira e uma série de micro-classificações permitindo responder a perguntas muito específicas.
Estas classificações são utilizadas para a compreensão dos processos emocionais dos seres humanos.
Os seres humanos interagem através de códigos de socialização observáveis por canais lógicos e itens físicos. É a partir desses canais lógicos que se empreende uma reflexão sobre a autenticidade.
Quando estes itens são observados em vídeo, um sinergólogo distingue normalmente entre os 15 e os 20 items diferentes sobre uma pessoa observada por segundo.
Exemplos de itens:
A cabeça é ligeiramente inclinada para a direita em seu eixo lateral direito
A pessoa olha para o lado esquerdo com o rosto voltado para a frente
A pálpebra inferior de ambos os olhos retrai-se
A pupila direita dilata mais do que a esquerda
As narinas retraem-se
A pessoa fala usando a mão esquerda
A pessoa faz um gesto projetivo.
A mão aberta tinha uma tal configuração.
Ela está sentada ou inclinada para a frente na cadeira
Seu ombro direito foi colocado para a frente
Suas pernas estavam cruzadas a perna direita sobre a perna esquerda.
A informação é classificada em uma das oito categorias da grelha emocional. Quando o discurso diz uma coisa e o corpo mostra outro. a linguagem consciente e a língua não estão cientes, então, a informação é classificada em duas categorias diferentes e conflitantes. A não congruência favorece a interpretação. Estes itens são combinados uns com os outros nas método conhecido Assat: literalmente "associação de atitudes."
A riqueza do etograma da Sinergologia promove um cruzamento de dados e um agama de possibilidades proposicional.
2. PROPOSiIÇÕES
Assat, é o nome do método que permite fazer uma análise sinergológica eficiente, fazendo parte a indução e a inferência. Um exemplo concreto: Você cruza-se com uma pessoa e tem a percepção que está triste. Como saber que a sua tristeza é uma tristeza real e em que intensidade? A tristeza pode ser medida.
Exemplo: Se dissermos que um ser humano está triste porque um dos cantos de sua boca caiu é uma conclusão baseada em apenas um item, não podemos dizer que a observação é muito rica: é uma atitude Assat 1.
Vamos dizer que esta pessoa está triste com um Assat 1 (um canto da boca que cai ). Isto é muito pobre. E esta observação não tem muito sentido.
Mas se a pessoa está triste porque ambos os cantos de sua boca caem (temos 2 itens), porque a sua pálpebra esquerda está fechada (1 item), ela pisca mais das pálpebras (1 item) , conseguimos discernir a esclerótica em ambos os olhos (2 itens), que o exterior de uma de suas sobrancelhas se retrai (1 item), os lábios são brancos (1 item) seus ombros estão caídos (1 item ), o eixo sagital da sua cabeça é baixo (1 item), essa tristeza é qualificado com um Assat 10. Este é um índice rico da tristeza de seu contato. Você será capaz de evocar tristeza sem risco de errar
Os Assat, distinguem-se na Sinergologia:
Assat pobres: 1-4
Assat Moderado: 5 a 7
Assat rico: de 8 em diante
3. MODOS DE VALIDAÇÃO PLURAIS
Para garantir que todas as observações sinergológicas são objetivas, a sinergologia usa sempre que pode, a critério de falsabilidade implementado por Karl Popper (Cf: Popper, K. (1972) A Lógica da Descoberta Científica Payot).
Para ele, uma teoria científica tem uma condição expressa de que as suas verdades podem ser contestadas pela observação. Assim, a oportunidade de rebater a experiência (ou "falsificação") é o valor da natureza científica da proposta. Uma teoria é científica se puder ser "testada" se é "testável" ou "refutável".
Um exemplo: 100 000 cisnes brancos em um lago não permite dizer que a afirmação "todos os cisnes são brancos" é uma proposição verdadeira. No entanto, um único cisne negro em um lago permite dizer que a proposta "todos os cisnes são brancos" é uma proposição falsa.
Assim, a abordagem científica proposta por Popper é uma atitude crítica que não busca a verificação, mas, em contraste, os testes que podem refutar a teoria.
Aplicar o critério de falseabilidade às proposições sinergológicas:
Supondo: "Todas as pessoas felizes têm sempre a pálpebra inferior levantada, não revelando o branco debaixo do olho."
Nós fornecemos os meios para refutar a hipótese, porque bastaria que uma percentagem significativa de pessoas em que a pálpebra inferior não esteja levantada, enquanto as pessoas estão obviamente felizes, para invalidar esta suposição. Uma proposição sinergológica é aceite pela sinergologia se ela puder ser ilidida. O erro, longe de ser uma falta é um passo necessário para o desenvolvimento do conhecimento.
O método de Assattes, é muito popular em sinergologia porque foi especificamente criado para observar itens sinergológicos, mas outros métodos são também utilizados, sem os quais este painel estaria incompleto. Por exemplo:
Quando a corporalidade e o movimento do nosso interlocutor aumenta a consciência de como eu sou percebido, é em nome dessa observação pragmática, que se utiliza uma abordagem reflexiva, questionando para entender o fenómeno.
Quando observamos uma situação, um programa de televisão por exemplo e tentamos decodificar a linguagem não verbal, estamos em realidade a aplicar um método comparativo.
A Análise Qualitativa Comparativa (QCA) em torno da tabelas de items é facilmente utilizável pela sinergologia.
Quando se observa uma personalidade política ao longo do tempo, temos um estudo de caso.
Quando se faz um movimento e se tenta perceber o que isso significa, tentando encontrar seus pensamentos, usando uma abordagem fenomenológica.
Quando se formula uma hipótese e se tenta validar através de um método hipotético dedutivo.
Quando se exige a reflexão sobre conceitos conhecidos, e procuramos um grande número de observações, como por exemplo na busca de dados sobre as micro-coceiras neurológicas, e as diferenças entre o hemisfério cerebral direito e esquerdo, estamos a utilizar um método teórico.
Ao procurar um "cisne negro" ou seja, se isso iria refutar a teoria, a abordagem é baseada em uma pesquisa de amostra de casos negativos.
Além do método hipotético-dedutivo, todas as outras abordagens são abordagens qualitativas. A pesquisa científica, deve ter uma abordagem normalmente qualitativa, atravessar todas as abordagens ou métodos para assegurar a natureza científica, chama-se triangulação de dados. Diferentes métodos devem cruzar para fazer essa triangulação.